SAIBA COMO O GOOGLE DEFINE O RANKING DE SITES NO SEU MOTOR DE BUSCA

O Google reformulou em 2007 a sua patente técnica de rankeamento de websites, e muita coisa mudou desde ai então. Em 2005 as metags eram extremamente importantes, e hoje não servem para praticamente nada. É importante então compreender a mudança e sobretudo, compreender como o Google define o ranking de sites no seu motor de busca. Ficar em primeiro lugar depende afinal do quê?

Links
O primeiro grande factor de importância na ficha de resultados do Google, são os links e/ou citações. Quanto mais links ou citações um determinado documento receber, mais importante e relevante ele se torna, teoricamente. No entanto, o Google tem também alguns critérios no que às citações concerne.Teoricamente também, quanto maior o pagerank ou importância da página que envia o link, mais importante e relevante se torna o novo documento. No entanto, e à medida que a internet vai sendo inundada com websites e blogs, muitos deles de conteúdo dúvidoso e sem qualidade, o Google sentiu necessidade de avaliar também a qualidade de quem linka, pelo que o historial passa a ter um grande peso nesta estratégia.

O Google aplica neste momento uma técnica de análise de links ao longo do tempo. A grande importância deixa de estar na quantidade de links que um determinado artigo recebe, mas sim na qualidade desses links e na regularidade com que mais links chegam à sua página, provenientes da mesma fonte.Esta técnica tem como objectivo caçar rapidamente os spammers, que geralmente produzem e recebem muitos milhares de links num curto espaço de tempo, e rapidamente também fecham a porta e vão-se embora. Ao Google passa a ser importante a regularidade com que os links chegam e de onde chegam.

O Google monitoriza actualmente todo o histórico de links de cada página ou blog, avaliando o tempo de vida do link e as alterações no texto âncora que têm sido efectuadas ao longo do tempo.

O Google considera também que um texto âncora repetitivo obtenha um score mais reduzido. Na verdade isso significa que se você utilizar sempre o mesmo texto âncora para linkar as suas páginas, então o Google poderá considerar isso como Spam, ou como forma de entrar nos rankings do motor de busca de uma forma menos leal.Se você linkar constantemente para um site ou uma página sua com o link “Perfumes” por exemplo, é muito provável que essa palavra-chave não obtenha um valor elevado.Uma vez que o Google monitoriza toda a evolução de links e textos âncora na internet, é importante que de tempos a tempos execute algumas alterações nos links externos que tem espalhados noutros websites ou blogs, de forma a conseguir um valor mais elevado no ranking por palavra-chave.É aconselhável também, que trabalhe essa alteração com base nas suas 5/10 palavras-chave mais pesadas e procuradas, para manter a consistência das pesquisas vindas do Google e dos motores de busca.

Se imaginarmos o exemplo do perfume, poderias alterar o texto âncora para outros tipos de pesquisas como por exemplo:

> Águas Colónia
> Mercado Perfumes
> Venda Fragâncias

O método de linkagem automática ou linkagem múltipla como se fazia antigamente, hoje já não tem o peso que tinha no passado.É muito mais importante a qualidade e a idade de um link, do que propriamente a quantidade de links que um dado documento ou página recebe.


Idade do Domínio
A idade de um domínio é também um factor de peso na estratégia de rankeamento do Google. Novamente voltamos a falar do spam. Teoricamente os sites de spam geralmente não duram muito tempo. Na verdade há quem diga que duram 1 ano, o tempo de registo de um domínio, pelo que domínio com 2, 3 ou mais anos, serão sempre vistos com melhores olhos por parte do Google.

O único senão desta estratégia é quando se muda de domínio. Na verdade não é bem um senão porque existem o redireccionamento 301.Ainda assim, se mantiver a consistência, os links e a qualidade dos conteúdos, rapidamente irá saltar para a posição onde se encontrava quando mudou de domínio.

Outro factor importante é o registo de domínios. Registar um domínio por 2 anos ou mesmo 5 anos é extremamente importante. Além de servir como indicador de que o seu domínio irá pelo durar 2 ou 5 anos na sua posse, é também uma forma de se comprometer consigo e com o trabalho em prol desse mesmo domínio.


Click Trough Rates (CTR)
O CTR do seu site é também um elemento de cálculo para o Google no que ao rankeamento diz respeito. É através desta percentagem que o Google sabe de onde vieram os seus uitlizadores quando clicaram num link seu e aterraram na sua página. A aterragem pode ser diversa, e pode sair dos motores de busca, do acesso directo, do acesso externo por intermédio de outro site, ou através dos seus bookmarks, histórico, cache, ficheiros temporários ou outro.

A publicidade que se encontra no seu site tem também um papel importante. Quanto mais cliques o seu site originar, mais será o valor obtido pelo seu site no algoritmo.

Além de tudo isto, o Google preocupa-se também em saber e rankear, se os seus paraquedistas estão interessados nos seus conteúdos novos, ou antigos.É importante manter um misto de qualidade, e conseguir dirigir tráfego tanto por artigos mais antigos, como por artigos de primeira página.


Frequência da Actualização
Actualizar o seu blog ou website com alguma regularidade tem diversas vantagens. Primeiro porque obriga os robots do Google a visitarem o seu site com maior regularidade, a fim de submeterem com precisão e rapidez os seus artigos, mas também sob forma de manter o Google atento ao que você vai fazendo.
Se colocar centenas de posts em meia dúzia de dias pode parecer suspeito e condenável, não actualizar o seu blog ou website durante algum tempo é visto também como uma prática de pouca qualidade.É importante procurar e encontrar o equilibrio na frequência com que actualiza os seus espaços.

Actualizar páginas mais antigas no seu blog, pode ser também uma estratégia interessante e positiva. O Google visita com regularidade com os links da sua página, e actualiza todos aqueles que sofrerem alterações com o tempo. Se você tem alguns artigos que originam tráfego, mas numa escala mais reduzida, procure actualizá-los com informação de maior qualidade e o Google irá atribuir-lhe esse mérito.


Palavras-Chave
As palavras-chave e a densidade de palavras-chave ainda têm um enorme peso na estratégia de rankeamento do Google. Colocar palavras-chave nos títulos, links, cabeçalhos, e nas tags, é ainda crucial para um posicionamento de qualidade nas pesquisas do Google e na procura por palavras-chave específicas.Se considerar que o PageRanking é importante para si e para o seu modelo de negócio, considere fazer uma análise aos artigos mais antigos, e procurar preenchê-los com uma densidade de palavras-chave de maior qualidade, sem que para isso cai no exagero de parecer um spamer.


Outros Elementos de Valor
O Google tem ainda outros factores menos directos de atribuir pontos a quem trabalha com qualidade. O Google analisa não só quem chega ao seu site ou blog, mas também o tipo de comportamento que esse utilizador tem, o tempo que permanece na página, o número de pageviews que produz e o tipo de acção que executa.Além disso, o Google monitoriza quem adiciona o seu website aos favoritos ou o subscreve nos RSS Feeds. Quantos mais utilizadores fieis forem, mais pontos você recebe.

O tempo de acesso ao seu site é também extremamente importante. O Google avalia a taxa de rejeição do seu website, bem como o tempo que uma determinada página demora a carregar. Se a experiência do utilizador não for de qualidade, você perde pontos.

O código do seu website ou blog é também colocado em causa em todo o algoritmo. Embora seja algo com um peso mais pequeno, é importante que e estrutura do website seja de qualidade, passe os testes de validação e apresente uma estrutura de navegação rápida, que providencie uma experiência de qualidade ao utilizador.Como é certo e sabido, o Google gosta bastante mais de texto do que de imagens.

A escrita é também um factor importante. Não que escrever com erros seja um problema, mas palavras que não sejam reconhecidas pelo Google serão deixadas ao acaso ou colocadas no caixote do lixo. É importante escrever com qualidade e coerência, para que depois o match seja perfeito.

Links Importantes e Outros Textos
Para complementar este artigo, deixo alguns outros artigos de qualidade produzidos por websites e blogs reconhecidos, que analisam há largos anos a patente de pesquisas do Google. Nada como complementar toda a informação aqui redigida, com informação extra.

What the Google Patent Means to Webmasters-
Google Patent Dissected as SES-
Google’s Patent: Information Retrieval Based on Historical Data-
WebProNews -
What The Google Patent Means For SEO

Agora é importante executar alguns destes pormenores e melhorar o posicionamento do seu blog.Para mim, o mais importante e o que me tem trazido melhores resultados no Google, é a regularidade com que escrevo, e as palavras-chave que utilizo nos meus artigos e títulos.Por vezes vou ao Webmaster Tools analisar os dados de pesquisas e construo um artigo ou vários, baseados nas palavras-chave mais procuradas. É uma forma exequível e prática de conseguir atrair mais tráfego rapidamente.

0 comentários:

Postar um comentário